quinta-feira, 25 de junho de 2009

"Big Up"

A alguns anos atrás era fácil encontrar faixas de Drum’n’Bass tocando no rádio ou pela noite brasileira. DJ Patife, DJ Marky, XRS, Drumagik, Kaleidoscópio, Ramilson Maia e alguns outros produtores estavam em alta por volta de 2003. Abusando de influências da música brasileira, algumas tracks viraram verdadeiros hits dançantes, como: LK (do DJ Marky, que usa samples de Jorge Ben e Toquinho) e Sambassim (do DJ Patife, em parceria com Fernada Porto).

Pena que esse boom do DnB no Brasil não passou de uma onda. Ainda existe produtores se dedicando ao estilo, como Marcelinho Da Lua e seu projeto Bossacucanova, mas esse gênero da música eletrônica está fora da cena mainstream faz tempo.

Mas não é só de samplers de MPB e da Bossa-Nova que vive o Drum’n’Bass. Na verdade, essa mistura com música brasileira foi uma adaptação bem sucedida idealizada por DJs brasileiros.

O DnB é por excelência um gênero inglês. Foi nos guetos londrinos, no inicio dos anos 90, que surgiu o Jungle - que futuramente receberia a alcunha de Drum'n'Bass. Esse estilo misturava Reggae com batidas aceleradas de HipHop e timbres eletrônicos, o que rendeu uma sonoridade caótica e frenética.

Os "resíduos" do Reggae e do HipHop eram evidentes. MCs com sotaque da Jamaica cantavam nos microfones enquanto os DJs faziam scratches e outras técnicas comuns ao HipHop. Menções ao rastafarianismo, à maconha e aos "gangstas" também eram comuns.

A presença freqüente de drogas e “bad boys” (ou rude boyz, na gíria jamaicana) criou uma imagem estigmatizada na cena do Jungle – história parecida com o nosso Funk Carioca. Para melhorar essa imagem “marginalizada e periférica”, promoters e DJs trocaram o nome do estilo para Drum’n’Bass e reformularam totalmente as festas e clubs.

Hoje o Drum’n’Bass já se espalhou pelo mundo e ganhou diversas novas facetas. Levadas funkeadas e atmosféricas deram mais suavidade ao estilo “barulhento e gritado”, mas sem perder a percussão carecterística e a linha de grave marcante e bem trabalhada. (Drum = Tambor; Bass = Baixo)

Vou disponibilizar o download de um set que gravei algum tempo atrás. Como sou fã de Reggae, as faixas são bem puxadas pro Ragga. Muita influência jamaicana relembrando as origens do gênero!


Link 1: http://rapidshare.com/files/248658379/Dj_Vlad___Selassie_Influence.mp3.html

Link 2: http://www.megaupload.com/?d=1VV4944T

SETLIST:

BlackStar & TopCat - Champion Dj
Shy Fx & T Power - On The Run
Tribe Of Issachar - His Imperial Majesty
Dj Zinc & Eksman - Drive By Car
Dj Zinc & Eskman - Roll Slow
Ebony Dubsters - Murderation
Aries - Herb Smoke
Beenie Man - Dude
Dj Zinc - Flim
Benny Page - Turn Down The Lights
Visionary - You Can't Surrender
Potential BadBoy & Mc Fats - Girls
Calibre - Mr Maverick
Benny Page - Dub Room
Digital - Sound Killa
Cyantific - Reincarnation Dub
S.T. Cal - Red Light
SKC - Funky Nassau
>> Capleton - Slew Dem
Visionary - Can't Satisfy Her
Nu Tone - Work
Division One - Crazy
Potential BadBoy - Warn Ya
Rawhill Cru - Mo'Fire
Top Cat - Police In Helicopter
Marcelinho Dalua & Black Alien - Tranquilo
Prizna & Demolition Man - Fire
Shy Fx & Uk Apache - Original Nuttah
Debaser & Demolition Man - The Children

Duração: 75 Min

Tamanho: 88 Mb


P.S: "Big Up" é uma saudação do vasto dialeto falado pelos "Junglists".

3 comentários:

Pedro Ramos disse...

não há mais set tipo este VLAD? Acho mm incrivel! Adorei Adorei...

Renan Lopes disse...

Muito bom o set, tinha baixado mas perdi e hj o link tá quebrado
rola de postar novamente ah concordo totalmente com o Pedro Ramos
Valeu

Jungle Lion disse...

Quando vai voltar com o blog
Posta de novo aê