domingo, 1 de junho de 2008

O programa "carioca" da MTV: 15 Minutos.

Pulando de canal em canal com o controle remoto damos de cara com um novo programa da MTV chamado 15 Minutos. Dois rapazes – Marcelo Adnet e o mascarado Quiabo – estão sendo filmados num quarto no bairro carioca do Humaitá, falando sobre besteira alheia, lendo e respondendo emails, tocando violão, fazendo imitações etc. O programa parece meio bagunçado, e é mesmo – no bom sentido. A espontaneidade e o humor escrachado da dupla logo nos chamam atenção.

A produção da MTV procurou Marcelo Adnet depois de ver alguns de seus vídeos caseiros postados na internet e se interessaram pelo seu carisma e talento cômico. Um dos maiores diferencias do 15 Minutos para os outros programas da MTV é o fato de ser “essencialmente carioca”, o sotaque do Rio toma o lugar daquele estereótipo de VJs paulistas. Ou seja, é um programa carioca dentro de uma emissora paulistana. Isso também fica evidente no “estilo carioca” de humor, jovens do Rio se identificarão com as palhaçadas e brincadeiras de Marcelo e Quiabo, desde paródias com hinos de clubes de futebol até deboches sobre paulistas e mineiros.

Parte do programa é conduzida pelos emails enviados por telespectadores, cada email incentiva um novo assunto. Isso faz com que a espontaneidade e a interatividade sejam pontos fortes desse bem humorado programa. Marcelo Adnet é realmente talentoso, ele faz imitações engraçadíssimas, transforma temas bobos e cotidianos em motivo de chacota, e tudo com um ar de naturalidade impressionante. Essas características nos remetem aos milhares de vídeos caseiros feitos por grupos de amigos e compartilhados no site youtube e seus similares, o 15 Minutos realmente parece uma brincadeira relaxada e corriqueira entre dois amigos.
A interatividade vai além da leitura de emails no ar, Quiabo e Marcelo estão sempre interagindo com o público pelo blog do programa e pelo Orkut, eles afirmam responder todos os recados sempre. Apesar de alguns fãs pedirem mais do que 15 minutos na programação, a duração é adequada ao estilo desse programa que, como escreveu um telespectador, salvou a MTV (pelo menos para o público do Rio de Janeiro).

4 comentários:

Ivana disse...

eu sou super fã do Marcelo adnet e assisto todos os dias. Li toda sua postagem. Legal.

Lê Alassë disse...

Vi alguns episódios no youtube e achei muito bom, realmente o apresentador consegue ter sacadas divetidas para coisas triviais. Como nunca assisti a MTV não sei a diferença q causou na programação, mas que seja positiva para eles permaneçam por lá.

Li os outros posts também. E um adendo: Em Filhos da Esperança a cena que se ouve o choro do bebê e o tiroteio cessa é a melhor. Pois, transmite todo desespero da história. Só não gosto do ideial de sacrificio pelo bem maior que o filme prega. E na verdade é mais fácil que a idéia do livro 1984 se torne realidade do que a desse filme. E a atuação do galã Clive Owen francamente...

Vlad Pontes disse...

Ou Letícia, eu tbm ví a maioria no youtube, nem sei em qual horário passa na televisão.

E sobre Filhos Da Esperança, é legal ver a infertilidade como uma metáfora, e não assim como um fato científico e tal. Por isso que gostei tanto do filme, por apresentar várias metáforas e detalhes inteligentes.

Anônimo disse...

AE PASSA ÁS 21:45 NORMALMENTE MAS COMO TA EM FERIAAS TÁ 22:00 MENOS QUINTA , Q É NO HORARIO NORMAL POIS TEM UM ESPECIAL D VERÃO DELES : fURFLES ON THE BEACH. pRA QUEM Ñ SABE , FURFLES FOI UMA MÚSICA MUITO LOCA , Q VIROU FENOMENO NO BRASIL. O NOME DA MÚSICA? fURFLES FELIINGS
DA PRA VE NO SITE DA MTV NA PARTE D BUSCA