Em julho, a série Ger@l.com será uma nova atração na grade da Globo. Acho que vai ser um programa voltado para o público jovem no estilo Malhação, mas tem uma característica interessante nisso aí: o Twitter será utilizado ao vivo e depois que o episodio terminar.
Esse mix de mídias tradicionais e online não é novidade na televisão. Algumas novelas utilizam blogs e outros recursos da internet. Mas arrisco dizer que o Twitter é a mídia online mais querida pelos “seres televisivos”.
A televisão ainda é o meio de comunicação mais impactante no Brasil. Então não é a toa que os twitteiros mais seguidos pelos brasileiros são personalidades como Marcelo Tas, Luciano Huck, Marcos Mion e Luciana Gimenez.
Programas de TV também têm seus perfis no sistema de microblogs, e os seguidores também somam um número bem expressivo – como é o caso de “Roda Viva”, “Descarga MTV”, “A Fazenda” etc.
Até Silvio Santos vêm apostando no potencial do Twitter de instantaneidade e de fidelização do público.
Fora do Brasil essa realidade não deve ser muito diferente. Foi depois que Oprah Winfrey citou o Twitter em seu programa que boa parte dos americanos começou a cadastrar seus perfis – foi um boom. Outro americano que é um dos mais seguidos e ativos do Twitter é o ator Ashton Kutcher.
Mas por quê?
Fiquei pensando nos motivos do Twitter ser tão bem aceito entre as celebridades da TV e algumas coisas me chamaram atenção.
Nessa mídia social, a “amizade” entre os usuários não precisa ser mútua. Ou seja, no Orkut e no Facebook quando eu sou amigo do Fulano, ele também é meu amigo. Mas no Twitter ser seguidor de alguém não significa que ele também vai te seguir. O Marcelo Tas, por exemplo, é seguido por mais de 115.000 twitteiros, mas segue menos de 500.
Isso faz muito sentido quando falamos de celebridades. Afinal, milhares de pessoas são “seguidoras” de um famoso, mas a celebridade não conhece a maior parte de seus fãs.
Outra característica do Twitter é o caráter mais informativo do que pessoal. Lá não temos álbuns e nem listas de preferências pessoais. Um twitteiro pode ter uma breve descrição no seu perfil, mas o que realmente importa são os twitts – textos instantâneos de até 140 caracteres. Essa dinâmica faz do Twitter uma ferramenta mais estratégica e menos “intimista”.
Só para completar: vi notícias que o Twitter vai lançar um “selo” que confirma a autenticidade do perfil. O verdadeiro Marcos Mion, por exemplo, terá um selo confirmando que o apresentador realmente é dono daquele perfil. Isso tira a possibilidade dos perfis fake se passaram pelos famosos.
Mais um motivo para o Twitter virar a rede social mais queridinha entre os queridinhos da mídia.
2 comentários:
depois que eu me tornar uma celebridade, quem sabe eu nao me cadastre nesse tal de twitter! hehe
blog interessante, filhão!
abraços
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