segunda-feira, 1 de setembro de 2008

RE: Mertiolate ou água-oxigenada ?

Numa postagem mais antiga com esse mesmo título declarei que "Não seria uma surpresa se, ao analisarmos as contas do governo, os gastos públicos em segurança forem o dobro dos gastos com educação, por exemplo". A confirmação dessa minha teoria veio numa reportagem da revista CartaCapital intitulada "Primeiro, segurança, o social vem depois". Botarei alguns trechos dessa matéria aqui.

“O governador Sérgio Cabral não tem nenhuma dúvida de que comanda uma guerra contra os traficantes do Rio de Janeiro. Ele tem agido assim. Com a ajuda do presidente Lula, montou um arsenal poderoso que está à disposição da polícia para sustentar o confronto.”

Nessa reportagem nós vemos um quadro com os gastos que o governo do RJ investiu em armamentos e equipamentos de segurança, em contraponto aos gastos com projetos sociais e obras que se referem à cidadania.

“Esse quadro tira as últimas dúvidas de que está consolidada a crença de que a segurança pública se faz primeiramente com o combate à violência. Depois, muito depois, haverá espaço para os projetos sociais. Isso, se a guerra for vencida. Mas, por enquanto, a cobra está fumando.”

E aí vem de novo aquela pergunta da postagem anterior: Pra que insistir em usar água oxigenada ou mertiolate se a solução mais sábia (e menos “ardida”) para tratar dessas feridas seria trocar de sapatos?

Nenhum comentário: