domingo, 25 de novembro de 2007

La Bodeguita Del Medio


No filme Miami Vice, Collin Farrel está a fim de tomar um mojito, uma outra personagem sugere La Bodeguita Del Medio em Havana, Cuba. Chegando lá, é um cabaré animado com música caribenha e uma bela vista para a orla.

A verdadeira Bodeguita não é muito parecida com a do filme. É um bar modesto e aconchegante numa rua interna de Havana velha, meio apertado e vive cheio de gente confraternizando em seus andares. Suas paredes descascadas têm milhares de assinaturas e recados escritos à caneta, e também muitas fotos emolduradas de artistas, escritores, políticos e todo tipo de personalidade que visitou o boteco - de Chico Buarque a Hugo Chávez.
A Bodeguita é um dos bares mais emblemáticos do mundo, os revolucionários cubanos bebiam seus mojitos, comiam feijão e carne de porco por lá. Sua fama é reconhecida nos 4 cantos do planeta, é um "clichê" turístico assim como o pão-de-açucar para o Rio de Janeiro. Minha experiência no Botequinho Do Meio foi muito breve (passei por lá muito rápido e só tomei um jugo de naranja), mas definitivamente tive aquela sensação de áurea do lugar.


Visitei Cuba em maio do ano passado, conheci Havana, Santiago de Cuba e Varadero - Talvez num outro post eu dê mais detalhes sobre a viagem. Foi uma experiência única, porém não satisfatória. Ainda tenho muita vontade de voltar lá e conhecer mais daquela ilha, que pra mim é um exemplo de resistência.
Um ótimo jeito de visitar Cuba é através das brigadas de solidariedade, que acontecem no início de todo ano, acho que em janeiro. (mais informações em http://www.josemarti-rj.cjb.net/).
Outra coisa pra se levar em consideração é o reveillon cubano, que é motivo de dupla festividade. Obviamente a virada de ano e também o aniversário da revolução, que em 2009 completará 50 anos. Meu desejo é de voltar lá e prestigiar essa cinquentona em seu aniversário, então nada melhor do que fazer planos para o final de 2008. Virar o ano, comemorar o aniversário de la revolución e ainda emendar com a brigada. Seria ótimo, não ?


P.S: Tomara que até lá Fidel esteja vivinho da silva.

sábado, 24 de novembro de 2007

Segundo

Preciso começar a escrever nisso aqui, nada melhor do que uma pequena introdução, uma apresentação.
Não vou falar muito sobre mim, é um Blog pessoal mas não do estilo “querido diário”. Também não é um Blog segmentado, ou seja, não tem tema principal e nem linha de raciocineo a ser seguida. Aqui vai ser um lugar para escrever idéias que surgem do nada na minha cabeça, cada post é independente do outro e não precisam seguir a mesma vertente.Como qualquer pessoa eu penso coisas variadas, não penso em tudo de uma vez só e nem penso apenas focalizando um objeto isolado, o pensamento é um grande hipertexto.
Sem uma segmentação é difícil suprir expectativas, por exemplo, alguém que se interesse por futebol vai procurar um Blog esportivo, ou alguém que procura algo sobre MPB pode ter como referências Blogs sobre música ou cultura brasileira. Ainda não posso delimitar temas que vou abordar aqui, vou tentar ser o mais espontâneo possível, e só com o tempo irei tomar algum rumo específico. Única coisa que posso dizer é que será um Blog urbano que, como uma grande metrópole, tem suas misturas caóticas de diferentes idéias.
Bem, por enquanto é isso, vamos ver se vai pra frente essa idéia de ter um Blog, vamos ver se consigo manter uma coerência, já que vou falar sobre assuntos tão diversos. Queria poder adiantar mais coisas pra vocês mas, como disse, só com o tempo vou ter um objetivo mais centrado, ainda é cedo pra criar alguma expectativa específica.