domingo, 25 de novembro de 2007

La Bodeguita Del Medio


No filme Miami Vice, Collin Farrel está a fim de tomar um mojito, uma outra personagem sugere La Bodeguita Del Medio em Havana, Cuba. Chegando lá, é um cabaré animado com música caribenha e uma bela vista para a orla.

A verdadeira Bodeguita não é muito parecida com a do filme. É um bar modesto e aconchegante numa rua interna de Havana velha, meio apertado e vive cheio de gente confraternizando em seus andares. Suas paredes descascadas têm milhares de assinaturas e recados escritos à caneta, e também muitas fotos emolduradas de artistas, escritores, políticos e todo tipo de personalidade que visitou o boteco - de Chico Buarque a Hugo Chávez.
A Bodeguita é um dos bares mais emblemáticos do mundo, os revolucionários cubanos bebiam seus mojitos, comiam feijão e carne de porco por lá. Sua fama é reconhecida nos 4 cantos do planeta, é um "clichê" turístico assim como o pão-de-açucar para o Rio de Janeiro. Minha experiência no Botequinho Do Meio foi muito breve (passei por lá muito rápido e só tomei um jugo de naranja), mas definitivamente tive aquela sensação de áurea do lugar.


Visitei Cuba em maio do ano passado, conheci Havana, Santiago de Cuba e Varadero - Talvez num outro post eu dê mais detalhes sobre a viagem. Foi uma experiência única, porém não satisfatória. Ainda tenho muita vontade de voltar lá e conhecer mais daquela ilha, que pra mim é um exemplo de resistência.
Um ótimo jeito de visitar Cuba é através das brigadas de solidariedade, que acontecem no início de todo ano, acho que em janeiro. (mais informações em http://www.josemarti-rj.cjb.net/).
Outra coisa pra se levar em consideração é o reveillon cubano, que é motivo de dupla festividade. Obviamente a virada de ano e também o aniversário da revolução, que em 2009 completará 50 anos. Meu desejo é de voltar lá e prestigiar essa cinquentona em seu aniversário, então nada melhor do que fazer planos para o final de 2008. Virar o ano, comemorar o aniversário de la revolución e ainda emendar com a brigada. Seria ótimo, não ?


P.S: Tomara que até lá Fidel esteja vivinho da silva.

Nenhum comentário: