sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Irã x EUA


Olhando o mapa do Oriente Médio eu entendi a implicância dos States com o Irã.
Se repararem, o Irã controla o Estreito de Ormuz, que é o único caminho pra chegar no Golfo Pérsico por mar. E esse estreito não é apenas um corredor marítimo qualquer. É por esse pedacinho de água que passam 40% da produção de petróleo de todo o mundo! Ou seja, o ocidente viveria um de seus maiores pesadelos econômicos se o Irã resolve fechar a passagem ou mesmo impor um controle mais duro sobre as navegações pelo Estreito de Ozmur.

O Estreito de Ormuz é aquela passagem entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã
E as bombas atômicas do Ahmadinejad? Bullshit! É claro que o EUA não pode expor suas motivações imperialistas e a solução é achar alguma coisa que dê respaldo aos ataques contra esse “inimigo nacional”.  
E porque o programa nuclear iraniano é tão suspeito? Eu também não sei. O próprio Estados Unidos tem o seu programa nuclear (que inclui bombas), a França tem, a Índia também... mas todos são parceiros comerciais e não oferecem risco à economia estadunidense.

As artimanhas americanas no Irã não são recentes. Na verdade, toda a onda de terrorismo e ditaduras dos árabes podem ter começado no Irã, por causa do Estados Unidos. Foi lá que os americanos deram o primeiro golpe de Estado no Oriente Médio, em 1953.
Mohamed Mossadegh, primeiro-ministro iraniano eleito democraticamente, não estava se alinhando com as políticas americanas e foi derrubado. Quem voltou ao poder foi o líder religioso Mohamed Reza, que era uma marionete do ocidente. O regime do xá durou 25 anos e foi uma das maiores influências pra outros governos extremistas.

Eu li um livro muito bom que conta os bastidores do golpe de Estado que derrubou Mossadegh, detalhe por detalhe. É o “Todos os Homens do Xá”, de Stephen Kinzer, que na época era correspondente do New York Times.
Não sei se o livro é fácil de achar, mas vale muito à pena a leitura. Muito esclarecedor e parece até o roteiro de algum filme sobre conspirações.